Seguidores

sexta-feira, 19 de julho de 2013

O INVERNO

O inverno é tão bonito
Para quem nunca sentiu frio,
Pela neve de São Joaquim
Troca o calor do Rio.

Dentro dos seus agasalhos,
Tudo é festa e distração...
(Não se pode congelar
Com o frio que congela o irmão).

A beleza do inverno
Fica, em fotos, registrada,
Mas, só os jornais registram
Os que dormem na calçada.

Desprovidas de agasalhos
Pessoas morrem de frio,
Escrevendo, dessa forma,
A história do Brasil.

Quanta dor e sofrimento
Em meio luxo e vaidade!
Será que não veem a dor
Pelas ruas da cidade?

Só pensam em diversão,
Em turismo, em fantasia...
E se esquecem do irmão
Que dorme na calçada fria?

Vamos mudar esse quadro,
Aquecendo o coração,
O frio que congela a água
Também congela o irmão.

Vamos parar de fugir,
De deixar tudo pro acaso.
Por mais frio que seja o frio
Não pode ser mais hostil
Que o desprezo e o descaso.

29 comentários:

  1. Muito lindo.
    Obrigado por compartilhar.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Querido Marcos
    Venho agradecer a sua visita ao meu blog e o seu amável comentário.Fiquei muito feliz por me pedir o link.Pode publicitar à vontade.Publico alguns versinhos, e textos para pensar sobre assuntos que considero importantes...ou, então,pelo simples prazer de escrever.
    Este seu poema é o que eu chamo de intervenção.Devia ser lido pelas autoridades competentes para tentarem acabar com os sem abrigo,principalmente agora que é o inverno aí.Muitos parabéns e obrigada pela partilha.Achei um poema muito importante,socialmente falando e muito bem escrito. Aqui onde estou agora há uma espécie de loja que se chama Lagos Solidário:quem já não usa certas peças de roupa,mas em bom estado,entrega lá e,depois,quem precisa vai lá buscar de graça.
    Um ótimo fim de semana
    Um abraço da
    Beatriz

    ResponderExcluir
  3. O desprezo...o descaso... ahhhhhh nem o maior inverno pode apagar, por maior que seja a enxurrada... boa madrugada meu amigo Marcos Estamos chegando ao final de mais um Pena de Ouro, dias e dias de puro encanto mergulhando na poesia... sei que tivemos contratempos, que a blogosfera ainda é actualmente um gigante adormecido, por isso e, com mais força não desistirei jamais: O GIGANTE VAI ACORDAR, se o Brasil acordou (acho kkkkkkkk) pq a blogosfera não vai acordar? Quero também agradecer a confiança depositada em nossa “brincadeira” quando me deste a permissão de levar teu escrito poético para ondas através do meu Ostra, isso vale ouro e faz meu coração vibrar. Estamos na semifinal e a meia noite de sábado (20/jul) se encerra a votação, já no domingo teremos a festa de encerramento e anunciaremos as finalistas... Queria contar contigo Marcos neste momento e, se ainda não votou nesta fase, vai lá ... Sei que perceberá que esta mensagem é um spam, e é kkkkkkkkk a escrevi no word para todos os poetas e poetisas que participaram deste meu Pena e aqui no teu cantinho nauta estou colando... E Como sempre digo sobre o agradecimento a amizade: DEGUSTO A TUA PARTICIPAÇÃO E AMIZADE COMO UM BOM VINHO... Tim Tim!! Beijos no coração...

    ResponderExcluir
  4. Olá, querido amigo Marcos!

    Gostei que viesse até meu espaço e "abrisse" seu coração, como sempre faz.

    Li seu poema e você tem muita razão: pior que o frio atmosférico, só mesmo o frio da alma.

    Melhores dias, chegarão, se Deus quiser.

    HOJE, DIA DO AMIGO, NÃO PODERIA DEIXAR DE ESTAR AQUI PRESENTE, PORQUE VOCÊ É MEU AMIGO, ALIÁS, SOMOS AMIGOS UM DO OUTRO.

    Quanto ao concurso no "Ostra", que vença o melhor, ou seja, o mais votado.

    Bom fim semana.

    Um abraço amistoso e sincero da Luz.

    ResponderExcluir
  5. Oi, querido Marcos!

    O Papa Chico, como vocês, carinhosamente lhe chamam está, como sabe, na sua pátria.

    Como católica, fico muito feliz, por ver a forma carinhosa como vocês o receberam.

    Todos somos filhos de Deus, portanto não há separação, nesse aspeto.

    Um abraço, com ternura da Luz.

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo Marcos!
    A vida é um grande desafio, podemos ultrapassar obstáculos, ou desistir no meio do caminho…
    Que essa semana seja para você
    Uma semana especial...
    Um grande abraço.
    Valdete Cantu.

    ResponderExcluir
  7. Oi, estimado Marcos!

    Tudo bem?

    O frio e a chuva já se foram?

    Afinal, lhe transmiti uma informação errada. O Papa Francisco I chega, HOJE, ao Brasil, por volta das 16/17h.

    Que abençoe esse gigante, com a graça de Deus.

    Feliz semana, com amor e autoestima, bem positiva.

    Um abraço da Luz, com muito carinho e amizade.

    ResponderExcluir
  8. Vou fazer sua as minhas palavras

    Vamos parar de fugir,
    De deixar tudo pro acaso.
    Por mais frio que seja o frio
    Não pode ser mais hostil
    Que o desprezo e o descaso.

    ps: ainda não te seguia com este perfil mas já estou.

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com a tua poesia.
    O calor da igualdade é preciso.
    Uma semana iluminada a ti.
    Obs: por aqui anda frio, hoje o centro oeste virou sul. kkk.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, estimado Marcos!

    Tudo bem?

    O clima, como está, por aí?

    Creio que no Rio não está muito bem, devido a grupos, que estão desestabilizando a visita ao brasil, do Papa Francisco.

    Queira Deus que tudo termine bem.

    Te desejo um resto de linda noite.

    Abraço afetuoso da Luz.

    ResponderExcluir
  11. RETIFICO: BRASIL, com letra maiúscula.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Lindo poema e super verdadeiro meu amigo!


    Gostaria de te fazer um pedido, pois sou finalistacom a minha poesia “Boa Noite Amor” num concurso, Poesia no Blog.www.ostradapoesia.blogspot.com, poderia contar com o seu voto? (A votação termina no sábado dia 27/07/2013).
    Para votar o link é este: http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com.br/ Clique na caixa amarela do lado direito e em enviar, preencha o que pede principalmente o link do seu blog. Depois logo abaixo entre na porta do Chatilhando e preencha novamente para que o voto seja validado.

    Beijos na sua alma...

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde querido amigo Marcos, passei para te dá um abraço viu...Hoje é seu dia poeta! Parabéns de todo coração, você sabe que sou sua fã, adoro te ler, só tenho uma internet ruim, lenta mais estarei sempre te seguindo. bjs amigo,

    Parabéns seu poema é maravilhoso como sempre!

    Maria Machado

    ResponderExcluir
  14. Acho que todas as estações são belas e devem ser bem recebidas por cada um de nós. Cada lugar tem sua beleza e peculiaridade... Muitas vezes vejo a insatisfação das pessoas diante da natureza... deveríamos aprender a saborear cada sensação dada pelas estações... os frutos, as folhas, as flores o frio, o calor, as chuvas... Bem feito estes teus versos... Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi, querido amigo Marcos!

    Tudo bem, de saúde.

    Mau tempo, por aí. Eu tenho visto pela TV, que tem estado muito frio e chuva. Enfim, coisas da mãe natureza.

    Passando pra te desejar um bom fim semana, com alegria e harmonia.

    Um afetuoso abraço, da Luz.

    ResponderExcluir
  16. Marcos, eu de novo!

    Aí, temperaturas baixas. Em S. Paulo, 8º graus e muita chuva.

    Aqui, temos tido bom tempo, mas não muito calor. Está agradável, por aqui.

    Bom sábado e domingo.

    Beijo de amizade, da Luz.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Marcos,venho através do blog Meu céu da felicidade.

    Parabéns pelo belo trabalho.
    Sinval

    ResponderExcluir
  18. Convido você Construtor de Palavras a comparecer na Festa de encerramento do 8º Pena de Ouro. Você faz parte desta festa. Desculpe é um convite spam, mas são tantas casinhas ainda a visitar *risos*. Beijos perfumados no coração.
    Para faciliar te deixo o link direto do salão Pérolas

    http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. ♥Olá Marcos bom dia!!
    Como vai?
    Desejo que ti vá em tudo.
    Eu estou avisando que esta semana se tudo der certo este Blog" Fragmentos meus" >http://leilinhavinho.blogspot.com.br/
    Estará mudando pra outro nome, no entanto, não vou excluir nenhuma postagem, mas ele terá um novo assunto, ou seja não será mais romântico, mesmo assim as postagens continuarão nele respeitando todo o trabalho nele e acima de tudo respeitando OS AMIGOS SEGUIDORES, E eu O convido a continuar prestigiando ele, porque será gratificante também, só o nome que mudará e o assunto nele, o endereço continuará o mesmo.

    Ps; Ti convido também a seguir este que estou on line agora, escrevendo esta mensagem a ti. Isto é, se ainda você não o segue, rs.
    Coisas do meu Coração!> http://leilagomesreis.blogspot.com.br/
    Um beijo enorme e que DEUS ti abençoe grandemente!!
    Eu! Leilinha♥

    ResponderExcluir
  20. Oi, estimado Marcos!

    Tudo bem?
    O tempo, aí, já sorriu, ao menos?

    Passando pra te desejar uma noite abençoada e um bom resto de semana.

    Beijo, com amizade, da Luz.

    ResponderExcluir
  21. Olá, querido Marcos!

    Tudo bem?

    Mais um mês, que se iniciou, e continuamos nesse barco, que navega em águas cálidas, e seguras. Lhe dei um nome: AMIZADE.

    Tenha uma linda sexta e um agradável fim de semana.

    Um abraço bem saudoso, da Luz.

    ResponderExcluir
  22. Maravilhosa poesia, meu irmão.
    Muito bom.
    Me faz muito bem ler poesias
    de um irmão de luta.
    abraço

    ResponderExcluir
  23. Oi, estimado amigo Marcos!

    Tudo bem?

    Falta um mês e alguns dias para que comece, aí, a Primavera, e para nós, o Outono.

    Primavera é a estação do renascimento, do desabrochar da vida, enfim, de tempo melhor.

    Passando para lhe desejar uma brilhante e harmoniosa 3ª feira.

    Que a alegria reine, em seu coração.

    Um abraço amistoso e carinhoso, da Luz.

    ResponderExcluir
  24. Oi, amigo Marcos!

    O inverno ainda anda por aí?
    Bem, já só falta um mês e pouquinhos dias, para que comece aí a Primavera.

    Lhe desejo um bom fim de semana, sem frio, nem chuva.

    Dê notícias, Marco.

    Esse fim de semana, partirei para férias, mas levo comigo meu notebook. Tinha de ser. Dependência, é o que é.

    Um abraço, bem afetuoso.

    ResponderExcluir

  25. Procure um lugar próximo à janela
    desfrute cada uma das paisagens
    que o tempo lhe oferecer,
    com o prazer de quem realiza a primeira viagem.
    Não se assuste com os abismos,
    nem com as curvas que não lhe
    deixam ver os caminhos que estão por vir.
    Procure curtir a viagem da vida,
    observando cada arbusto, cada riacho,
    beirais de estrada e
    tons mutantes de paisagem.
    Preste atenção em cada ponto de parada,
    e fique atento ao apito da partida.
    E quando decidir descer na estação
    onde a esperança lhe acenou,
    não hesite.
    Desembarque nela os seus sonhos.
    De aquele abraço apertado nesse Dia Dos Pais ,
    Que espera você na última estação .
    Caso seu pai não esteja a sua espera
    muitos pais estão a espera dos filhos.
    De aquele abraço com um largo sorriso
    o importante é saber , que nesse Domingo
    esteja feliz seja como filha , filho
    ou pai.
    Um abraço e um beijo carinhoso.
    Que seja eterna nossa amizade.
    Caso gostar na postagem
    deixei um mimo para você.
    No Domingo Realizarei o sorteio do livro.
    A venda também na Rede Ponto Frio.
    Para presentear seu Pai.
    Me prometa ser Feliz .
    Evanir S Garcia.

    ResponderExcluir
  26. Oi, estimado Marcos!

    Passando pra lhe desejar um feliz DIA DOS PAIS.

    BFS.

    Beijo afetuoso da Luz.

    ResponderExcluir
  27. Marcos, Marcos!

    Por onde você anda?
    Daqui a pouco mais de um mês está findando o inverno, e portanto, chegando a Primavera, e você não aparece?

    Me dê um arzinho da sua graça, por favor. Eu, de férias, e nem assim, deixo de pensar em você e como você estará.

    Eu não comento só quando me comentam, nem comento para ser Top Comentarista, não. Comento, porque QUERO comentar, apenas isso.

    Aguardo você. Vamos lá, Marco! Eu sou um pouquinho mais velha que você, então tem me "obedecer".

    Lindo dia, sem chuva e bom fim de semana.

    Um beijo saudoso da Luz.

    ResponderExcluir
  28. Marcos, que belo poema e com rimas maravilhosas para nos dizer contar sobre o frio que nos assola. Eu moro em região de muito frio, dizer que gosto dele estaria sendo irônica.Tenho muita pena de quem não tem um teto para se agasalhar, sinto pelos bichinhos que estão nas ruas , das crianças sem agasalho,por isso o frio para mim é triste. Faço um trabalho de formiguinha para ajudar, mas sinto que é pouco,pois o frio castiga a todos sem igual.Belo poema. Parabéns! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  29. Por favor amigo urso...bicho do mato, o inverno acabou é hora de voltar viu? Estou brincando caro poeta, isso é saudades,mais com certeza estará voltando logo para nos né?
    Um abraço de ursa, e volte logo!
    bjs

    Tenha um final de domingo-feliz!

    Maria Machado

    ResponderExcluir

Seu comentário é o combustível da minha inspiração