Seguidores

domingo, 24 de março de 2013

UM ANO SEM LOURENÇO



Presto, nestes singelos versos, minha homenagem ao grande professor de Geografia que dedicou décadas de sua vida a nortear os filhos de Jandaia do Sul pelo caminho da aprendizagem, ao poeta fundador da SPJ. (Sociedade dos Poetas Jandaienses), que partiu naquele triste 24/03/2012, deixando, como parte de seu legado, vários livros de poesias, entre eles, “Ousadia de Um Poeta” que pode ser encontrado, na integra, AQUI, ao amigo e cidadão exemplar que sempre será lembrado por todos os cidadãos jandienses e por todos os membros da SPJ. por tudo o que ele representa para esse município e para essa entidade.



Um ano inteiro se passou,
E a gente ainda tentando entender
Porque foi que ele nos deixou.
―Essas coisas não se podem compreender...

Aquele carro... aquele cruzamento...
Aparentemente tudo deu errado...
Mas, na verdade, foi ele que viu Deus
E no momento, por Deus, então foi chamado.

Em Êxodo dezenove/vinte e um,
(Foi o próprio Deus quem prometeu)
Ele disse a Moisés que quem o vê morre
E, por certo, Lourenço o viu e morreu.

Só nos restam a saudade do amigo,
As lembranças, e a falta que ele faz...
Mas, sabemos que, onde quer que ele esteja,
Alcançou a sua almejada paz.

E assim, como um dia o prometi,
Não deixarei, jamais, seu nome esquecido.
Os meus versos, tais por ele incentivados,
Soarão, sempre, em seu tributo merecido.

O poeta, o amigo, o professor...
O grande cidadão pai de família
Se tornou mais uma estrela irradiante
No azul da imensidão onde hoje brilha.

9 comentários:

  1. Bom dia amigo Marcos!
    Fiquei muito feliz de saber que teu amado pai está se recuperando. Minhas preces estão dirigidas à ele para que a saúde se restabeleça em conformidade com a vontade de Deus.
    Meu amado amigo tenha fé!!!!! Acredite no dom supremo de Deus e tudo se resolverá! Olhe pra vida dê um largo sorriso e deixe que ela te abrace trazendo luminosidade e alegria para o teu coração que não pode continuar esmagado pela dor e tristeza. No equilíbrio da vida se esforce para não despencar e atingir o fundo, mas se isto acontecer escale novamente as paredes da dificuldade e chegue ao topo com mais força naquilo que o fez cair. Faça das pedras que encontrares no caminho a escada para alcançar o teu ideal. Pense sempre consigo que não há sofrimento e sim lições de vida.
    Torço enormemente por sua felicidade. E conte comigo sempre que desejar.
    Beijinhos com sabor de carinho e amizade.
    Gracita

    Ps: Saiba Marcos que o teu amigo está outra dimensão maior e mais feliz. O seu legado você guarda no coração e hoje com certeza o sol está mais radiante depois desta homenagem profunda e bela vindo das entranhas do seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia meu amiga, e que bonita homenagem
    vc fez a esse professor, com certeza ele está
    no lugar merecido por Deus.gostei do poema
    E melhoras para seu pai
    Abraços com carinho
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Marcos!

    Graças a Deus que seu pai está melhorando. Um AVC, na idade dele, é coisa complicada, mas nada que não se resolva. A Medicina tem progredido muito, e a ciência, em geral, também.
    Ter acontecido isso, no dia do aniversário dele, pode ser visto, também, por uma perspetiva "positiva". As provações, por vezes, são necessárias.

    Quanto a você, não desanime, não. A vida tem coisas lindas para todos nós, mas também tem algumas ruins, é verdade.

    DISSE COISA COM COISA, SIM SENHOR.

    Tenha um bom domingo.
    Beijos da Luz.

    ResponderExcluir
  4. Querido Marcos!
    Tudo o que falas tem sentido e eu entendo perfeitamente.
    Gostaria muito de poder mudar esse quadro,te fazer voltar a acreditar na alegria,no amor,na vida,pois tudo ,por pior que possa parecer num primeiro momento,acontece para nos mostrar que podemos superar,podemos reverter,que somos capazes de resurgir do nada e abraçar o tudo.
    Marcos,meu amado,és um poeta,tens o poder de interagir com a natureza,conheces o som das cores, o cheiro do amor...vais conseguir enfrentar isso...quisera estar perto de ti,quisera que estivesses aqui nessa ilha onde vivo, para que diante de tanta beleza,tanta magia,tanta vida....voltasse a sorrir. Está aí o mesmo convite que ja fiz para uma amiga que tambem anda triste,que tal?? encontro de amigos blogueiros...onde a ordem é...ser feliz com poesia!!!! Meu anjo..tenha um bom domingo...lembre-se tens aqui uma amiga ,uma amizade fraterna e leal.
    beijos
    veraportella

    ResponderExcluir
  5. Querido um carinho enorme em seu coração...Segura bem na mãozinha dele pois não consegui segurar a vida de minha mãe por mais tempo..

    A dor não tem tamanho querido amigo

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS MARCO!!!
    BONITO TRABALHO!!!

    DESEJOS DE BOM DOMINGO!!!

    1 BEIJO LÍDIA

    ResponderExcluir
  7. Querido amigo Marcos!
    Que bom seu pai está bem melhor, tenha fé, ele vai ficar bom. Deus vai protegê-lo. Meu amigo não pense que esteje com sitomas de depressaão,é só uma fase ruim da vida, mais logo vai passar.
    Erga sua cabeça amigo e diga, eu não estou depremido vou escrever minhas poesias maravilhosas, Deus é meu amigo,e gosta de mim.
    Salvou meu pai dum AVC: vou enfrentar por mim, pelo meu pai, e por toda minha família,e por você meu Deus!
    Tenha fé amigo e logo tudo vai melhorar viu?
    Não pense em coisas ruins, se apegue com Senhor Deus, e o resto ele manifestará!
    Está chegando a semana Santa, que chegue cheia de luz, e paz e esperança de boas novas para você e toda sua família.
    Deus renove seus pensamentos.
    Te abençoe, seu pai e a todos familiares.
    Ah a homenagem ao poeta Lourenço ficou maravilhosa de linda!

    Um abraço!

    Maria Machado

    ResponderExcluir
  8. Querido amigo, que bela lembrança e homenagem!
    O nosso querido fundador da S.P.J. Realmente merece todas as homenagens e lembranças.
    Não fosse por ele, pela incansável luta, não teríamos hoje em nossa cidade uma sociedade de poetas tão acolhedora e prestativa à classe.
    Um forte abraço da amiga Ivany

    ResponderExcluir

Seu comentário é o combustível da minha inspiração