Seguidores

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O SUICIDA


Presto, nestes versos, minha homenagem aos meus colegas suicidas, que não suportando mais o peso da vida, buscam uma maneira definitiva de se verem livres dela. Eles são, para mim, heróis,  ídolos, paradigmas... pessoas dotadas de uma coragem extraordinária, pois vão ao encontro do que a grande maioria foge horrorizada.
Não sabem, por certo, o que vão encontrar do outro lado, mas têm a plena convicção que não pode ser pior do que aqui. Sei também, que para muitos, isso parece uma grande loucura, porém, olhando do nosso ponto de vista, faz todo o sentido: Uma vez que, todas as possibilidades de a vida funcionar direito foram esgotadas, é totalmente debalde continuar tentando.
Comparando a vida a uma mina de ouro que não tem mais ouro, que cada grão de areia já foi peneirado e nada mais pode ser encontrado, qualquer ser, dotado da mínima racionalidade, buscaria, sem pensar muito, outra mina, ainda que desconhecida, onde haveria a possibilidade de encontrar alguma coisa preciosa. E por outro lado, ter a morte como uma solução é bem melhor do que tê-la como um problema aterrorizante, uma vez que ela é inevitável. Eu já exalo minhas últimas peneiradas nesta vida e creio que, em breve, terei que mudar de mina, infelizmente.


Estando bem mais que farto
Do acre sabor da vida,
O homem perde a esperança
E se torna um suicida.

Em seu peito machucado
Reina imensa tristeza
E pôr fim na própria vida
É tudo o que ele pensa.

Após consumado o fato,
Talvez não valeu a pena:
Tentou tanto, sofreu tanto
E enfim saiu de cena.

Suas dores, suas lutas
Foram vãs iguais a seu ser,
Condenou a si próprio à morte
Sem nem crime cometer.

Quem, de fora, analisa o fato
Diz que foi grande loucura,
Não entende o motivo
Que o levou pra sepultura.

Diante de tanta amargura
Ele preferiu morrer,
Mas no fundo, bem no fundo,
Ele sempre quis viver.

Não o chamem de covarde,
Essa crítica não é cabida,
É preciso ter coragem
Pra tirar a própria vida.

Foi a forma encontrada,
(A mais difícil, talvez)
Pra se ter todos os problemas
Resolvidos de uma vez.

Este poema faz parte do meu livro "Para nunca mais sentir amor".

5 comentários:

  1. Oi José Marcos!
    Um tema bastante polêmico.Será mesmo coragem? Ou talvez um ato de pura covardia perante as dificuldades da vida. Te confesso uma grande dificuldade aceitar com naturalidade um suicídio.
    Tenha um ótimo dia. Beijinhos
    Gracita

    ResponderExcluir

  2. Olá José Marcos,

    O suicídio é a pior opção que alguém possa fazer. Não o considero um ato de coragem, mas de fraqueza. Algumas vezes, o desalento e a falta de esperança apontam para esta "dita" saída trágica. Mas, com certeza, não é uma saída. Há um livro espírita intitulado o "Vale dos suicidas" que mostra o sofrimento dos suicidas depois da
    morte. Muito maior que em vida. A pessoa deprimida não enxerga saída e pensa que a morte é a solução. Grande engano. Tratamentos médicos, aliados à fé, trazem resultados milagrosos. Ao tentar sair deste mundo antes do tempo designado por Deus, perde-se a oportunidade de cumprir uma missão e até de tropeçar na felicidade.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Coragem pra mim é outra coisa, é acordar todo dia e ir trabalhar, é enfrentar a vida de cara, com coração limpo e mãos puras! É SEMPRE tentar e nunca desistir, pois quando você desiste, aí sim as coisas não fluem.

    NADA justifica tirar a Vida! NADA.

    A vida, mesmo com perigos e arranhões é um presente que eu ganhei de Deus!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Zé Marcos, seus versos são maravilhosos! Gostei mesmo do seu blog.

    Olha, a homenagem de coração é justíssima. E creio que, mesmo sem querer, você acertou na conclusão do resultado de um ato suicida ao dizer que "Após consumado o fato, talvez não valeu a pena...".

    De fato, Zé Marcos, apesar do desespero que acomete as pessoas em momentos muito difíceis da vida, todavia o suicídio não é a melhor solução; é a interrupção de uma tarefa pessoal que Deus nos dera, e que só a nós cumpre o exercício. Assim, interrompida a missão, nosso espírito terá de recomeçá-lo, tudo de novo, em busca da evolução.

    Respeitando suas convicções religiosas, e tomando-o como um intelectual, despido de dogmas, e sempre disposto a novos conhecimentos, tomo a liberdade de sugerir-lhe a leitura do livro "NOSSO LAR", no link a seguir, obra escrita pelo iluminado Chico Xavier, lhe ditado pelo espírito André Luiz. Nessa obra o completo entendimento do infeliz ato suicida.

    "NOSSO LAR" http://www.sej.org.br/livros/lar_br.pdf

    Abs, e obrigado por visitar meu blog. Parabéns por seus versos tão bem alinhavados.

    ResponderExcluir
  5. Um assunto delicado pra ser discutido por aqui.
    O poema é forte e lindo.

    HS

    ResponderExcluir

Seu comentário é o combustível da minha inspiração